Sobre mim
Me chamo Gislaine Cristina S. Demite, sou psicóloga, realizo atendimentos online para todo o Brasil e brasileiros que morem no exterior. Trabalho com a abordagem da Terapia Cognitivo Comportamental que possui foco em entender como nossos pensamentos, emoções e comportamentos estão vinculados a nossa saúde mental. O objetivo da terapia é permitir que o paciente construa novos pensamentos, aprenda novos comportamentos e atinja sua meta terapêutica. Esse modelo de psicoterapia é comprovado cientificamente e com amplo estudo de sua eficácia no tratamento de transtornos mentais.

Exemplos de como a psicoterapia pode te ajudar:
Ansiedade
A ansiedade é uma emoção natural característica dos seres humanos, todos nós já sentimos e vamos voltar a senti-la. Ela se trata de um mecanismo de defesa que nos prepara e nos coloca em ação. Quando se apresenta dentro de níveis controlados, ela é saudável.
Contudo, se ela passa a se apresentar em níveis descontrolados, ela se torna um problema. Os transtornos de ansiedade podem trazer diversos prejuízos. O paciente com ansiedade pode passar a deixar de realizar atividades, frequentar lugares ou conhecer pessoas, por conta do alto grau de ansiedade que sente. Os sintomas também passam a se apresentar de forma mais intensa e descontrolada. Por meio da Terapia Cognitivo Comportamental, o paciente aprende a lidar com a ansiedade de forma mais funcional.
Depressão
A depressão gera grande impacto na vida do paciente e seus familiares. Ela causa prejuízos em diversas áreas da vida. Dentre os diversos sintomas que podem se apresentar diante esse quadro, na maioria dos casos se faz presente uma sensação persistente de tristeza ou perda de interesse. O paciente com depressão pode passar a ter dificuldade em realizar atividades e necessitar realizar um maior esforço para faze-las. Outros sintomas que podem se apresentar são: alterações no sono, apetite, nível de energia, concentração, comportamento diário ou autoestima e presença de pensamentos suicidas.
Existem diversos tipos de tratamentos indicados para a depressão, e muitas pesquisas demonstram a eficácia da terapia cognitivo-comportamental (TCC).
Relacionamentos
Relacionamentos sociais ou amorosos, estão sujeitos a inconvenientes. Você já passou pela experiência de ao conhecer uma pessoa, logo de cara não gostar dela, acha-la metida, por exemplo e depois de um tempo perceber que sua primeira impressão estava errada? Isso se deve ao fato de que estamos sujeitos a cometer erros cognitivos e não nos damos conta disso. Muitas vezes criamos expectativas sobre outras pessoas baseadas em nossas crenças e pensamentos, e quando essas expectativas não são correspondidas, acabamos nos frustrando. Mas não foi a pessoa que nos causou aquilo, e sim o nosso erro cognitivo que nos levou a frustração.
A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) pode ajudar a melhorar a sua convivência com outras pessoas.
Terapia de Jovens
A adolescência é um momento desafiador, caracterizado por grandes mudanças físicas, hormonais, psicológicas e sociais. É um período que traz muitos conflitos, os jovens já se sentem prontos para certas atitudes, mas ainda não tem maturidade para enfrentarem as consequências, é um momento de reconstrução de identidade, onde eles devem encontrar seu lugar no mundo, precisam tomar decisões importantes que definirão seu futuro.
É natural que os adolescentes sintam-se perdidos e confusos, mediante as grandes transformações e intensas emoções que essa fase os faz vivenciar. Por meio da Terapia Cognitivo Comportamental o jovem aprende a organizar suas emoções, sendo capaz de compreende-las.
A terapia cognitivo-comportamental para adolescentes também pode produzir melhoras em diversos quadros, como depressão, ansiedade, transtornos alimentares e abuso de substâncias, além de reestruturar as crenças irracionais.